O que representa a inédita quebra de protocolo do BBB20 para alertar sobre o COVID-19?
Enquanto a vigésima edição do Big Brother Brasil alcançava recorde de audiência e de maior número de votos da história do reality, com a eliminação do participante Guilherme, o Brasil já registrava os primeiros casos de COVID-19. Foram mais de 416 milhões de votos para decidir quem deixaria ou não o confinamento, o que representa aproximadamente o dobro da população brasileira.
Gostando ou não do reality, é inegável o impacto e o alcance que a edição “Pipoca vs Camarote” tem provocado na vida dos brasileiros e o quanto esses números são expressivos. Os eliminados, os favoritos, os cancelados, as brigas, todas essas informações estão a todo vapor nas timelines e, dessa forma, a famosa espiadinha torna-se inevitável.
Na mesma proporção se dá a cobertura sobre o coronavírus pelo mundo e, nesse caso, não se trata de uma questão de afinidade com o assunto, mas de uma questão de saúde pública. Precisamos nos manter informados. Por essa razao, pela primeira vez no programa, a Globo quebrou o protocolo e levou informações externas sobre a pandemia do novo coronavírus para os participantes.
Na edição italiana, O Grande Fratello, a quebra de protocolo também aconteceu. Além do comunicado sobre a pandemia, os participantes foram liberados para realizar uma ligação para seus familiares. Até então, o número de vítimas no país é muito preocupante. O número de mortes causadas pelo COVID-19 na Itália ultrapassou o número de casos na China, país em que o surto teve origem.
Diante de um cenário desesperançoso como o de uma pandemia, como e por que os realitys continuam tendo uma forte relevância em nosso dia a dia? São vários os fatores que fazem programas como o BBB arrastarem milhões de fãs e se tornarem um fenômeno de audiência, como bem diz esta matéria da equipe do site de caça níquel online Betway Cassino.
Um dos pilares do sucesso de um reality show é o seu poder de despertar identificação. O espectador está sempre em busca do familiar e daquilo que o representa, por isso é capaz de torcer, odiar, se apaixonar, rir e votar em peso. É o Show da vida.
Por conta de toda essa popularidade, o reality deixa de ser só mais uma forma de entretenimento para se transformar em uma ferramenta informativa, de combate e prevenção ao vírus, de forma extremamente eficiente, já que através dele a mensagem tem uma grande penetração nas classes sociais mais baixas, como indica este infográfico produzido pela equipe da Betway:
Sobre as faixas etárias, ainda que menos de 15% do publico registrado faça parte do grupo de risco, cabe aos mais jovens contarem para os pais e avós da importância de lavar bem as mãos e de usarem alcool gel entre um voto e outro naquele participante que você não quer mais ter que aguentar na casa mais vigiada, já que vocês (nós) também não vamos ter muito mais pra onde ir…